Caminheiros da Gardunha, a caminhar desde 1997 por diferentes percursos mas sempre com o mesmo sentido - o interesse pela Natureza e a defesa da Serra da Gardunha.                 

Assim foi a caminhada "Gardunha Sacra"

No último Domingo fez-se uma caminhada que foi ao mesmo tempo uma peregrinação. Tratou-se da "Gardunha Sacra", uma iniciativa que procurou levar os participantes a percorrer alguns dos locais sagrados da Serra da Gardunha, por caminhos que convidam à contemplação e à introspecção. Foi um percurso que, sem ser circular, começou e terminou no convento de Nossa Senhora do Seixo.



No âmbito do programa da Quadragésima, os Caminheiros da Gardunha e o GEGA, em parceria com a Câmara Municipal do Fundão, promoveram a actividade "Gardunha Sacra", uma caminhada que principiou no convento de Nossa Sra do Seixo, no Fundão e, passando pelas capelas do Miradouro (junto ao convento) e de Nossa Sra da Gardunha (Souto da Casa), terminou no santuário da Sra da Orada, em São Vicente da Beira.
 
Este percurso teve como objectivo levar os participantes a percorrer os locais sagrados da Serra da Gardunha, uma das muitas e nem sempre conhecidas facetas desta serra, partilhando histórias e lendas no sentido de recuperar a memória e o próprio nome desses lugares. O percurso foi bastante diversificado, quer no seu traçado, quer na paisagem e, acima de tudo, constituiu um desafio de superação e uma excelente jornada de convívio e partilha.

Antes do início da caminhada, falou-se sobre a história do convento de Nª Srª do Seixo e sobre a importância do conjunto que este forma com a capela da Srª do Seixo na história do Fundão.
 

A primeira parte do percurso percorreu um troço da Rota da Pedra d'Hera (PR3).
 

Este troço proporcionou as primeiras belas imagens da Cova da Beira, com a Estrela lá do outro lado.

A primeira pausa, junto à capela da Sra da Gardunha, aberta propositadamente para esta ocasião.

Imagem da Sra da Gardunha, padroeira dos Caminheiros da Gardunha.



Continuando a caminhada e antes do troço da Rota do Carvalhal (PR8) que segue as levadas, foi necessário atravessar a Ribeira da Gardunha. Com uma boa entreajuda a prova foi superada.

Chegada à zona da praia fluvial do Souto da Casa, para o primeiro de dois pontos de apoio.


Continuando ao longo da Rota do Carvalhal, rumo a Casal de Álvaro Pires.


Chegada à Portela, após ter sido necessário vencer a subida mais exigente do percurso e cujo nome vai ficar certamente na memória: o Tormentoso. A partir da Portela, foi sempre a descer ao longo da calçada antiga que leva até ao santuário da Senhora da Orada.


No santuário da Sra da Orada. Missão cumprida!

As visitas
Após a caminhada e um belo almoço partilhado, no mais puro espírito da romaria da Sra da Orada, iniciou-se um circuito de visitas que começou em São Vicente da Beira, com passagem pelo museu da Misericórdia e pela capela da S.Francisco, onde os caminheiros puderam admirar alguns objectos, imagens e andores ligados às celebrações da Quaresma. Em seguida, já na aldeia da Partida e após uma passagem pela capela de São Sebastião, a visita à igreja matriz constituiu um momento de particular emoção já que aí se pôde admirar o retábulo que até aos anos 20 do século passado se encontrava na igreja do convento de Nossa Sra do Seixo, no Fundão. Como o referiu e bem Rui Venâncio, um dos nossos anfitriões, trata-se do pedaço actualmente mais bem conservado do Convento.

Houve ainda tempo para visitar o surpreendente Centro Interpretativo das Mantas de Trapos e da obra poética de António Salvado, situado mesmo em frente à matriz.

Visita à capela da Misericórdia, em São Vicente da Beira.
 

Capela de São Francisco ou da Ordem Terceira, onde as 14 figuras já estão vestidas a rigor para a procissão dos Terceiros.


Na Partida diante do retábulo que em tempos esteve na igreja do convento de Nª Srª do Seixo, no Fundão e que recentemente foi restaurado, num esforço desenvolvido pela população local que conseguiu angariar os 50.000 euros necessários para esse trabalho. A Dª Delfina ("da Partida", como ela própria o diz) não escondeu o carinho e o orgulho que nutre por este retábulo e ficou mesmo alarmada com desabafo de alguns visitantes que lamentaram o facto de este ter deixado o Fundão.



A imagem de São Tiago que é protagonista de uma curiosa lenda local, segundo a qual o santo desaparecia repetidamente do sítio onde originalmente tinha sido colocado, para aparecer por milagre num monte acima da aldeia. 

O Centro de Interpretação da Manta de Retalhos e da obra poética de António Salvado, da associação "Pequeno Lugar". Ficou por visitar a instalação escultórica junto à ribeira mas o regresso ficou prometido.


Exposição no interior do edifício centrada na reinterpretação da tradicional manta de retalhos.

Agradecimentos:
Para além dos nossos parceiros na organização desta actividade, é impossível não agradecer a todos os que nela participaram e que, pela sua alegria e simpatia, fizeram deste dia um dia memorável. Também endereçamos um agradecimento muito especial à Junta de Freguesia do Souto da Casa pela sua preciosa colaboração, às gentes e entidades de São Vicente da Beira que tão simpaticamente nos receberam e, na aldeia da Partida, à associação "Pequeno Lugar" e ao Sr Rui Venâncio e à Dª Delfina.

Gardunha Sacra - Caminhada dia 22 de Fevereiro



Enquadrado na Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, os Caminheiros da Gardunha e o G.E.G.A. – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, em parceria com o Município do Fundão, propõem o percurso Gardunha Sacra.

Pretende-se percorrer os caminhos sagrados da Gardunha, cujo significado religioso transcende no tempo a interpretação que deles é feita, encontrando em cada um a paz e a harmonia que impelem os caminheiros, agora peregrinos, a ir mais além.






Percurso de 14km - Dificuldade média.
Percurso por caminho de terra batida e calçada antiga


Partida:
Concentração: 8h00 junto ao Convento de N.Sra. do Seixo (Fundão)


Percurso:
Convento de N.S. do Seixo (Fundão) - Capela da Sra da Gardunha (Souto da Casa) - Santuário da Sra da Orada (São Vice
nte da Beira).

Almoço no belíssimo espaço da Sra da Orada. O almoço será partilhado pelo que cada participante deverá levar algo para partilhar com os restantes.

Para não terem de transportar os mantimentos ao longo do percurso, os participantes poderão deixar tudo na carrinha dos Caminheiros da Gardunha no ponto de partida, na qual transportaremos tudo até à Sra da Orada.

Visitas: Capela de São Francisco e Museu da Misericórdia de São Vicente da Beira e Igreja Matriz da Partida (transporte em autocarro).

Regresso em autocarro.


INSCRIÇÕES grátis mas obrigatórias (para podermos precaver adequadamente o transporte de regresso) através do e-mail: caminheirosdagardunha@gmail.com
Deve-se indicar o nome e um contacto de cada participante. 

Rescaldo da Assembleia Geral Ordinária de 31 de Janeiro



Teve lugar, no passado Sábado na sede dos Caminheiros da Gardunha, a Assembleia Geral ordinária com vista à apresentação do relatório de actividades e contas de 2014 e ainda do plano de actividades para 2015, para além da discussão de outros assuntos de interesse desta associação. Após a sua apresentação e discussão, tanto o relatório de actividades e contas de 2014, que se saldou por um exercício positivo, como o plano de actividades de 2015, foram aprovados por unanimidade.

Também foi apresentado e aprovado pelos sócios a integração de André Oliveirinha como novo vogal da Direcção, em substituição de Marta Correia que se viu forçada a renunciar ao cargo por motivos pessoais e profissionais.

Esta ocasião foi também o pretexto para os sócios ficarem a conhecer a nova imagem da sede e para a realização de um simpático lanche para confraternização entre os presentes.

É de salientar que a mudança de imagem da sede -trabalho que ainda não está concluído mas que já permite perceber grandes diferenças em relação ao passado recente- motivou rasgados elogios durante e após a Assembleia Geral. O objectivo desta mudança é fazer da sede dos Caminheiros um espaço que permita a realização de diversas iniciativas incluídas no plano de actividades (que a seu tempo serão divulgadas) e também disponibilizar aos sócios uma sede que seja motivo de estima e orgulho.

Em breve partilharemos aqui algumas imagens. Fiquem atentos!