Caminheiros da Gardunha, a caminhar desde 1997 por diferentes percursos mas sempre com o mesmo sentido - o interesse pela Natureza e a defesa da Serra da Gardunha.                 

MAÚNÇA - Caminhada Rota dos Castanheiros - 8 de Novembro



No próximo dia 8 de Novembro, os Caminheiros associam-se mais uma vez à Mostra de Artes e Sabores da Maúnça, este ano já na sua 15ª Edição, colaborando na realização da tradicional caminhada pela Rota dos Castanheiros.



Acompanhem as novidades no Facebook clicando aqui

Informações / Inscrições:
Mail: caminheirosdagardunha@gmail.com
Telemóvel: 965705599

Foi assim a caminhada "I Ciclo de Saúde Mental"

No passado dia 10 de Outubro, os Caminheiros da Gardunha associaram-se à Entrelaços na promoção de uma caminhada integrada no I Ciclo de Saúde Mental do Fundão. Foi uma iniciativa que permitiu promover a prática da caminhada como actividade benéfica em termos de saúde física e mental e que promoveu ainda belos momentos de convívio. Os nossos parceiros da Pais Em Rede também fizeram questão de estar presentes.
Esta caminhada foi também o pretexto para angariar material escolar para apoio a estudantes carenciados. 
Aos participantes e à Entrelaços, muito obrigado!




Caminhada Solidária - I Ciclo de Saúde Mental - Sábado dia 10 de Outubro



No próximo Sábado dia 10, os Caminheiros da Gardunha irão organizar uma caminhada de cariz solidário, em parceria com a Associação Entrelaços no âmbito do I Ciclo de Saúde Mental

Será uma caminhada de 5km, de baixo nível de dificuldade e com duração prevista de 1h30, que tem como objectivo convidar e cativar os participantes para a prática do pedestrianismo, passando por alguns locais do Fundão e da sua periferia que oferecem excelentes condições para descontrair e fugir ao stress do dia-a-dia. 

O início está marcado para as 8h30, na Praça do Município, sendo que o percurso irá depois passar pelo Parque do Convento e Jardim das Tílias, terminando depois n'A Moagem. A participação na caminhada é gratuita e aberta a toda a população. Pede-se apenas a todos os participantes que contribuam, com um produto de uso escolar (um caderno, bloco de folhas, material de escrita, ...). 

O material recolhido destina-se a apoiar estudantes carenciados, referenciados pelos serviços sociais das escolas da nossa região. Quem quiser poderá já entregar o seu donativo na Moagem ou, em alternativa, na nossa sede no dia de amanhã (Quinta-feira) entre as 18h30 e as 20h00. Contamos convosco!


XI Encontro Nacional de Caminheiros - Programa


Falta já menos de uma semana para o XI Encontro Nacional de Caminheiros e a azáfama à volta da organização é grande mas, a pouco e pouco, as coisas vão tomando forma. Neste Encontro iremos introduzir alguns elementos de diferenciação em relação ao habitual. Queremos enriquecer a experiência da caminhada, introduzindo os aromas e os sabores da Serra da Gardunha, assim como a componente de interpretação da paisagem. No Domingo descobrirão exactamente o que temos vindo a preparar. 

Eis o programa previsto:

08h00 - Abertura do secretariado (Sede dos Caminheiros) e recepção dos participantes
09h00 - Início da Caminhada.
12h30 - Chegada ao Parque de Campismo do Fundão - Almoço
14h00 - Entrega dos troféus às associações participantes
14h30 - Sorteio dos vouchers-oferta*

Ao longo do percurso da caminhada disponibilizaremos dois pontos de apoio. Na passagem pela aldeia de Alcongosta, assim como ao longo do percurso, existem alguns pontos de água bem fresca.


A Serra da Gardunha no último Domingo

O percurso estará devidamente sinalizado pelo que cada participante poderá percorrê-lo ao seu próprio ritmo, apreciando da melhor forma a paisagem.

Venham daí!


*Ofertas dos nossos parceiros


Oferta de alojamento (uma noite) no Natura Glamping. Num local com vista privilegiada, um conceito de alojamento diferente, em comunhão com a natureza mas com todo o conforto e em plena área de Paisagem Protegida da Serra da Gardunha. Cliquem aqui para saber mais.





Oferta de jantar para duas pessoas no Restaurante "As Tílias", um estabelecimento com uma ementa sazonal que reinventa as receitas tradicionais, apostando sempre em produtos regionais de elevada qualidade. Cliquem aqui para saber mais.




Voucher de desconto no preço de acesso ao circuito de arvorismo, um desporto-aventura que consiste na travessia entre plataformas montadas nas copas das árvores, no Parque do Convento. Será atribuído um voucher a todos os participantes, sem sorteio. Poderão assim viver emoções fortes por apenas 5€ em vez dos habituais 7,5€. 

Foi assim a primeira operação "Gardunha sem lixo!"



Os Caminheiros da Gardunha promoveram no passado Sábado dia 18 de Abril a iniciativa Gardunha sem lixo!, iniciativa essa que se destinou a limpar o lixo existente na floresta do sopé da Serra da Gardunha ao redor do Parque do Convento, no Fundão, no troço da PR-3, Rota da Pedra d’Hera. 

Esta iniciativa pretendeu chamar a atenção para o problema das descargas ilegais de lixo na Gardunha, sensibilizando a opinião pública e alertando as entidades competentes para a necessidade de combater esta prática. Apesar da ameaça de chuva, participaram na iniciativa cerca de 3 dezenas de pessoas que, em pouco mais de uma hora, recolheram todo o lixo aí existente para o qual os 6 contentores, tal como a carrinha e o tractor disponibilizados pela CMF, acabaram por se revelar insuficientes. 



Entre dezenas pneus, colchões, grades, garrafas, alcatifas, sacos de plástico e até um sofá, - muito material combustível que na época de Verão podia contribuir para um desastre!- encontrou-se de tudo um pouco. A comunidade de geocaching também se fez representar dado que este foi em simultâneo um evento CITO, um evento de geocaching no qual, em vez de se procurar uma das “caixinhas” escondidas, os geocachers se reúnem voluntariamente num local pré-determinado para limpar aí o lixo existente. Após a recolha, para proporcionar um momento de convívio e recuperação de energia, os Caminheiros da Gardunha ofereceram um lanche aos participantes no interior do Parque do Convento. 



 Este pequeno recanto da Gardunha recuperou a sua beleza natural. Foi, pode-se assim dizer, devolvido à fruição da comunidade. Há no entanto ainda muito por fazer já que existem vários outros locais da Gardunha vítimas do crime ambiental das descargas ilegais, tal como o sítio conhecido como Portela, entre o Alcaide e Vale de Prazeres. 

Esta não pode ser no entanto uma luta isolada. Pode e deve mobilizar instituições e associações ligadas directa ou indirectamente à Serra da Gardunha. O trabalho apenas começou.

Agradecimentos: Aos vários voluntários que de forma abnegada prestaram um inestimável serviço público -estão todos de parabéns!-, ao Nelo e ao Luís pela fantástica disponibilidade ao longo de todo o dia e à Câmara Municipal do Fundão pelo apoio material prestado a esta iniciativa e pela presença a demonstrar que estão sensíveis a este problema.

Alguns recortes de imprensa:


Reconquista

Jornal do Fundão

Jornal do Fundão


Reportagem RCB: http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/26680

Operação de Limpeza na Serra da Gardunha - Sábado dia 18 de Abril pelas 15h


Esta iniciativa pretende congregar esforços e sensibilizar a opinião pública para o problema das descargas ilegais de lixo na Serra da Gardunha, alertando ao mesmo tempo as entidades responsáveis para a necessidade de uma maior atenção e fiscalização no futuro. 

A zona ao redor do Parque do Convento é um exemplo claro do impacto que o desleixo e a irresponsabilidade têm no meio ambiente, agravado pelo facto de se tratar de um local emblemático do Fundão, que por esse motivo merecia mais respeito. Aquilo que deveria ser uma zona de usufruto da natureza, no cenário de uma bela floresta, está cheia de lixo. Chegou a hora de arregaçar mangas para mudar o estado das coisas! 

O ponto de encontro será a Capela do Miradouro, no Sábado 18 de Abril pelas 15h. Todos os quiserem ajudar deverão aparecer munidos de roupa confortável, calçado resistente e luvas. Poderão também trazer ferramentas (pás, enxadas) para facilitar a recolha. Este evento é aberto a todos os que quiserem participar! 

Em simultâneo, para os adeptos de Geocaching, este será um evento CITO (Cache In Trash Out), no qual os praticantes deste jogo global de caça ao tesouro se reúnem para ajudar a limpar um local especificado.

Vamos a isso!

Há agora mais árvores na Serra da Gardunha



No passado Sábado, dia 21 de Março, os Caminheiros da Gardunha deram o seu contributo para a reflorestação da Serra da Gardunha através da iniciativa "Um sócio, uma árvore" que levou à plantação de várias dezenas de árvores junto à casa do guarda de Alcongosta. 

A ideia inicial era que cada sócio que tivesse aderido aos Caminheiros no último ano plantasse uma árvore com o seu nome naquela encosta despida mas muitos outros nomes acabaram por ali ficar também "plantados".




Preparação das árvores, devidamente identificadas com o nome dos novos sócios.

Não faltou determinação aos participantes.



O Afonso também teve direito à sua árvore, plantada com a ajuda dos seus avós.


O João Diogo também plantou uma árvore na Gardunha, sob o olhar atento da Joana e do Rodolfo que vieram recolher imagens para incluir num documentário de divulgação da nossa região.


O Bernardo a aprender como se faz. Assim é que é!


Caminheiros da Gardunha e Pais Em Rede. Se a árvore estiver à altura das intenções, irá sem dúvida criar raízes profundas.


O nosso amigo Lotzsi não foi esquecido. Tendo-se tornado sócio dos Caminheiros para conhecer a região aquando da sua recente estadia em Portugal, apaixonou-se pelos sobreiros, árvore que não conhecia. Em seu nome, a única árvore que não era um carvalho foi também plantada nessa tarde, embora numa zona diferente.

Contámos com a presença do núcleo do Fundão da associação Pais Em Rede. A plantação conjunta de uma árvore assinalou o início da parceria entre os Caminheiros e esta associação de defesa dos direitos dos cidadãos com deficiência. O GEGA, de São Vicente da Beira, também não quis ficar de fora e deixou ali igualmente o seu nome. Também tiveram direito a uma árvore com nome alguns voluntários que apareceram espontâneamente para ajudar e a quem endereçamos um sentido agradecimento. Afinal, esta é uma causa que diz respeito a todos os que amam a Serra da Gardunha.

Após a plantação, um animado lanche-convívio junto à casa do guarda ajudou os participantes a recuperarem as suas energias. 


Reabastecimento para recuperar do esforço.


Pelas mãos do "mestre" Toni, não faltou música para alegrar o ambiente.


O Valdemar, a Neli e o Joaquim a trabalhar com esmero.


Depois da colaboração na acção da Descobrindo que, há algumas semanas atrás, plantou na vertente Sul da Gardunha alguns milhares de árvores, os Caminheiros deram nova prova de que pretendem contribuir activamente para a causa da reflorestação da Serra da Gardunha. Esta iniciativa irá repetir-se no próximo ano.

Não podíamos terminar sem deixar um sentido agradecimento à associação Descobrindo, pela cedência das árvores para a plantação, e à Junta de Freguesia de Alcongosta, que acolheu e apoiou esta iniciativa desde a primeira hora.


Fotos: Pedro Brito e Fernando Oliveira

Assim foi a caminhada "Gardunha Sacra"

No último Domingo fez-se uma caminhada que foi ao mesmo tempo uma peregrinação. Tratou-se da "Gardunha Sacra", uma iniciativa que procurou levar os participantes a percorrer alguns dos locais sagrados da Serra da Gardunha, por caminhos que convidam à contemplação e à introspecção. Foi um percurso que, sem ser circular, começou e terminou no convento de Nossa Senhora do Seixo.



No âmbito do programa da Quadragésima, os Caminheiros da Gardunha e o GEGA, em parceria com a Câmara Municipal do Fundão, promoveram a actividade "Gardunha Sacra", uma caminhada que principiou no convento de Nossa Sra do Seixo, no Fundão e, passando pelas capelas do Miradouro (junto ao convento) e de Nossa Sra da Gardunha (Souto da Casa), terminou no santuário da Sra da Orada, em São Vicente da Beira.
 
Este percurso teve como objectivo levar os participantes a percorrer os locais sagrados da Serra da Gardunha, uma das muitas e nem sempre conhecidas facetas desta serra, partilhando histórias e lendas no sentido de recuperar a memória e o próprio nome desses lugares. O percurso foi bastante diversificado, quer no seu traçado, quer na paisagem e, acima de tudo, constituiu um desafio de superação e uma excelente jornada de convívio e partilha.

Antes do início da caminhada, falou-se sobre a história do convento de Nª Srª do Seixo e sobre a importância do conjunto que este forma com a capela da Srª do Seixo na história do Fundão.
 

A primeira parte do percurso percorreu um troço da Rota da Pedra d'Hera (PR3).
 

Este troço proporcionou as primeiras belas imagens da Cova da Beira, com a Estrela lá do outro lado.

A primeira pausa, junto à capela da Sra da Gardunha, aberta propositadamente para esta ocasião.

Imagem da Sra da Gardunha, padroeira dos Caminheiros da Gardunha.



Continuando a caminhada e antes do troço da Rota do Carvalhal (PR8) que segue as levadas, foi necessário atravessar a Ribeira da Gardunha. Com uma boa entreajuda a prova foi superada.

Chegada à zona da praia fluvial do Souto da Casa, para o primeiro de dois pontos de apoio.


Continuando ao longo da Rota do Carvalhal, rumo a Casal de Álvaro Pires.


Chegada à Portela, após ter sido necessário vencer a subida mais exigente do percurso e cujo nome vai ficar certamente na memória: o Tormentoso. A partir da Portela, foi sempre a descer ao longo da calçada antiga que leva até ao santuário da Senhora da Orada.


No santuário da Sra da Orada. Missão cumprida!

As visitas
Após a caminhada e um belo almoço partilhado, no mais puro espírito da romaria da Sra da Orada, iniciou-se um circuito de visitas que começou em São Vicente da Beira, com passagem pelo museu da Misericórdia e pela capela da S.Francisco, onde os caminheiros puderam admirar alguns objectos, imagens e andores ligados às celebrações da Quaresma. Em seguida, já na aldeia da Partida e após uma passagem pela capela de São Sebastião, a visita à igreja matriz constituiu um momento de particular emoção já que aí se pôde admirar o retábulo que até aos anos 20 do século passado se encontrava na igreja do convento de Nossa Sra do Seixo, no Fundão. Como o referiu e bem Rui Venâncio, um dos nossos anfitriões, trata-se do pedaço actualmente mais bem conservado do Convento.

Houve ainda tempo para visitar o surpreendente Centro Interpretativo das Mantas de Trapos e da obra poética de António Salvado, situado mesmo em frente à matriz.

Visita à capela da Misericórdia, em São Vicente da Beira.
 

Capela de São Francisco ou da Ordem Terceira, onde as 14 figuras já estão vestidas a rigor para a procissão dos Terceiros.


Na Partida diante do retábulo que em tempos esteve na igreja do convento de Nª Srª do Seixo, no Fundão e que recentemente foi restaurado, num esforço desenvolvido pela população local que conseguiu angariar os 50.000 euros necessários para esse trabalho. A Dª Delfina ("da Partida", como ela própria o diz) não escondeu o carinho e o orgulho que nutre por este retábulo e ficou mesmo alarmada com desabafo de alguns visitantes que lamentaram o facto de este ter deixado o Fundão.



A imagem de São Tiago que é protagonista de uma curiosa lenda local, segundo a qual o santo desaparecia repetidamente do sítio onde originalmente tinha sido colocado, para aparecer por milagre num monte acima da aldeia. 

O Centro de Interpretação da Manta de Retalhos e da obra poética de António Salvado, da associação "Pequeno Lugar". Ficou por visitar a instalação escultórica junto à ribeira mas o regresso ficou prometido.


Exposição no interior do edifício centrada na reinterpretação da tradicional manta de retalhos.

Agradecimentos:
Para além dos nossos parceiros na organização desta actividade, é impossível não agradecer a todos os que nela participaram e que, pela sua alegria e simpatia, fizeram deste dia um dia memorável. Também endereçamos um agradecimento muito especial à Junta de Freguesia do Souto da Casa pela sua preciosa colaboração, às gentes e entidades de São Vicente da Beira que tão simpaticamente nos receberam e, na aldeia da Partida, à associação "Pequeno Lugar" e ao Sr Rui Venâncio e à Dª Delfina.

Gardunha Sacra - Caminhada dia 22 de Fevereiro



Enquadrado na Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, os Caminheiros da Gardunha e o G.E.G.A. – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha, em parceria com o Município do Fundão, propõem o percurso Gardunha Sacra.

Pretende-se percorrer os caminhos sagrados da Gardunha, cujo significado religioso transcende no tempo a interpretação que deles é feita, encontrando em cada um a paz e a harmonia que impelem os caminheiros, agora peregrinos, a ir mais além.






Percurso de 14km - Dificuldade média.
Percurso por caminho de terra batida e calçada antiga


Partida:
Concentração: 8h00 junto ao Convento de N.Sra. do Seixo (Fundão)


Percurso:
Convento de N.S. do Seixo (Fundão) - Capela da Sra da Gardunha (Souto da Casa) - Santuário da Sra da Orada (São Vice
nte da Beira).

Almoço no belíssimo espaço da Sra da Orada. O almoço será partilhado pelo que cada participante deverá levar algo para partilhar com os restantes.

Para não terem de transportar os mantimentos ao longo do percurso, os participantes poderão deixar tudo na carrinha dos Caminheiros da Gardunha no ponto de partida, na qual transportaremos tudo até à Sra da Orada.

Visitas: Capela de São Francisco e Museu da Misericórdia de São Vicente da Beira e Igreja Matriz da Partida (transporte em autocarro).

Regresso em autocarro.


INSCRIÇÕES grátis mas obrigatórias (para podermos precaver adequadamente o transporte de regresso) através do e-mail: caminheirosdagardunha@gmail.com
Deve-se indicar o nome e um contacto de cada participante.