Caminheiros da Gardunha, a caminhar desde 1997 por diferentes percursos mas sempre com o mesmo sentido - o interesse pela Natureza e a defesa da Serra da Gardunha.                 

Apresentação do livro "Geomorfologia da Gardunha"




Teve ontem lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Vicente da Beira, a apresentação do livro "GeoMorfologia da Gardunha - Figuras & Formas Graníticas da Serra da Gardunha", da autoria do nosso estimado amigo António José da Conceição, popularmente conhecido como "Tó Sabino", membro de longa data do GEGA - Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha.

O livro compila a recolha fotográfica que o autor fez das curiosas e invulgares formas graníticas existentes no maciço central da Serra da Gardunha, formas essas que são moldadas não apenas pelas forças erosivas mas também pela luz e pela imaginação. As páginas deste livro são também um desafio ao leitor para percorrer os trilhos da Gardunha, na busca dos locais fotografados.




A apresentação teve o condão de reunir Luís Correia e Paulo Fernandes, presidentes das Câmaras de Castelo Branco e do Fundão, respectivamente, numa mesa que contou ainda com Vítor Louro e Pedro Serra, presidentes das Juntas de Freguesia de São Vicente da Beira e Louriçal, para além de Celeste Gomes, da Universidade de Coimbra. 

A conjugação de esforços à volta desta obra prova que, longe de ser um obstáculo geográfico à aproximação das gentes, a Gardunha pode ser pelo contrário o foco de uma cooperação alargada que englobe municípios, freguesias e movimentos associativos na valorização das suas diversas vertentes patrimoniais. Esse é o caminho a seguir.

A obra pode ser adquirida contactando o GEGA (clicar aqui), colectividade para a qual revertem todas as receitas das vendas e que merece um sentido louvor pelo excelente trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário