O livro compila a recolha fotográfica que o autor fez das curiosas e invulgares formas graníticas existentes no maciço central da Serra da Gardunha, formas essas que são moldadas não apenas pelas forças erosivas mas também pela luz e pela imaginação. As páginas deste livro são também um desafio ao leitor para percorrer os trilhos da Gardunha, na busca dos locais fotografados.
A apresentação teve o condão de reunir Luís Correia e Paulo Fernandes, presidentes das Câmaras de Castelo Branco e do Fundão, respectivamente, numa mesa que contou ainda com Vítor Louro e Pedro Serra, presidentes das Juntas de Freguesia de São Vicente da Beira e Louriçal, para além de Celeste Gomes, da Universidade de Coimbra.
A conjugação de esforços à volta desta obra prova que, longe de ser um obstáculo geográfico à aproximação das gentes, a Gardunha pode ser pelo contrário o foco de uma cooperação alargada que englobe municípios, freguesias e movimentos associativos na valorização das suas diversas vertentes patrimoniais. Esse é o caminho a seguir.
A obra pode ser adquirida contactando o GEGA (clicar aqui), colectividade para a qual revertem todas as receitas das vendas e que merece um sentido louvor pelo excelente trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário