Caminheiros da Gardunha, a caminhar desde 1997 por diferentes percursos mas sempre com o mesmo sentido - o interesse pela Natureza e a defesa da Serra da Gardunha.                 

Caminhada ao redor do Monte de São Brás


A caminhada do último Domingo levou-nos num passeio ao redor do monte de São Brás, já a vestir-se em cores de Outono. A meteorologia bastante favorável tornou o percurso ainda mais agradável à medida que alternávamos entre as paisagens de pinhal, souto e pomares de cerejeiras, também estas a querer competir com os castanheiros nas cores douradas.

O percurso: 7,5km

Muito mais que apenas mais um monte

O monte de São Brás é, para além de um local belíssimo onde se vive e respira natureza, também um sítio com muitas histórias para contar. Nem toda a gente sabe que, sob os castanheiros, se escondem os vestígios de um castro, uma povoação fortificada que foi habitada pelos nossos antepassados "lusitanos", há cerca de 3.000 anos atrás, e que se encontrava protegida por duas imponentes cinturas de muralhas. Estas são ainda hoje bem visíveis, sobretudo para quem chega ao monte vindo do sítio dos "4 caminhos".

O belíssimo caminho que passa pelo cume do monte, devidamente atapetado

Também neste monte existiu uma capela dedicada a São Brás, construída antes do ano 1395, data em que foi pela primeira vez mencionada. Abandonada e mais tarde usada como estábulo, acabaria por ser destruída no século XVII ou XVIII por ordem bispal.


Na zona do pinhal do monte de São Brás, alguns caminheiros detêm-se para admirar a vista para Alcongosta junto a uma laje com "covinhas". Esta laje terá tido um significado ritual importante para os antigos habitantes do monte.

Nunca é demais dizer que quem quiser participar nas caminhadas de Domingo é muito bem-vindo. Todas as semanas realizamos um percurso diferente, variando também nos níveis de dificuldade. No próximo Domingo a caminhada muda de cenário para a Serra da Maúnça conforme podem ler clicando aqui, num percurso que irá ligar a Enxabarda ao Açor onde decorre a XIV Mostra de Artes e Sabores da Maúnça. É preciso dizer mais?

Fotos por Mafalda Salvado, sócia nº 356

Sem comentários:

Enviar um comentário