No passado Sábado, dia 21 de Março, os Caminheiros da Gardunha deram o seu contributo para a reflorestação da Serra da Gardunha através da iniciativa "Um sócio, uma árvore" que levou à plantação de várias dezenas de árvores junto à casa do guarda de Alcongosta.
A ideia inicial era que cada sócio que tivesse aderido aos Caminheiros no último ano plantasse uma árvore com o seu nome naquela encosta despida mas muitos outros nomes acabaram por ali ficar também "plantados".
Preparação das árvores, devidamente identificadas com o nome dos novos sócios.
Não faltou determinação aos participantes.
O Afonso também teve direito à sua árvore, plantada com a ajuda dos seus avós.
O João Diogo também plantou uma árvore na Gardunha, sob o olhar atento da Joana e do Rodolfo que vieram recolher imagens para incluir num documentário de divulgação da nossa região.
O Bernardo a aprender como se faz. Assim é que é!
Caminheiros da Gardunha e Pais Em Rede. Se a árvore estiver à altura das intenções, irá sem dúvida criar raízes profundas.
O nosso amigo Lotzsi não foi esquecido. Tendo-se tornado sócio dos Caminheiros para conhecer a região aquando da sua recente estadia em Portugal, apaixonou-se pelos sobreiros, árvore que não conhecia. Em seu nome, a única árvore que não era um carvalho foi também plantada nessa tarde, embora numa zona diferente.
Contámos com a presença do núcleo do Fundão da associação Pais Em Rede. A plantação conjunta de uma árvore assinalou o início da parceria entre os Caminheiros e esta associação de defesa dos direitos dos cidadãos com deficiência. O GEGA, de São Vicente da Beira, também não quis ficar de fora e deixou ali igualmente o seu nome. Também tiveram direito a uma árvore com nome alguns voluntários que apareceram espontâneamente para ajudar e a quem endereçamos um sentido agradecimento. Afinal, esta é uma causa que diz respeito a todos os que amam a Serra da Gardunha.
Após a plantação, um animado lanche-convívio junto à casa do guarda ajudou os participantes a recuperarem as suas energias.
Reabastecimento para recuperar do esforço.
Pelas mãos do "mestre" Toni, não faltou música para alegrar o ambiente.
O Valdemar, a Neli e o Joaquim a trabalhar com esmero.
Depois da colaboração na acção da Descobrindo que, há algumas semanas atrás, plantou na vertente Sul da Gardunha alguns milhares de árvores, os Caminheiros deram nova prova de que pretendem contribuir activamente para a causa da reflorestação da Serra da Gardunha. Esta iniciativa irá repetir-se no próximo ano.
Não podíamos terminar sem deixar um sentido agradecimento à associação Descobrindo, pela cedência das árvores para a plantação, e à Junta de Freguesia de Alcongosta, que acolheu e apoiou esta iniciativa desde a primeira hora.
Fotos: Pedro Brito e Fernando Oliveira