Caminheiros da Gardunha, a caminhar desde 1997 por diferentes percursos mas sempre com o mesmo sentido - o interesse pela Natureza e a defesa da Serra da Gardunha.                 

ASSEMBLEIA GERAL - Convocatória

Convocatória

Assembleia Geral Ordinária

31 de Janeiro de 2015

Nos termos do nº3 do Capítulo II dos nossos estatutos, convoco a Assembleia Geral Ordinária desta Colectividade a realizar na sua sede sita na Praceta dos Caminheiros - Lote 22 R/C - Fundão no próximo dia 31 de Janeiro de 2015 (Sábado) pelas 14:30, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 - Período antes da ordem do dia
Ponto 2 - Discussão e aprovação do Relatório da Direcção e Contas do Exercício de 2014
Ponto 3 - Aprovação do Plano de Actividades para 2015
Ponto 4 - Outros assuntos de interesse para a Colectividade

Se à hora marcada não estiver presente a maioria dos sócios, a Assembleia Geral, sem necessidade de nova convocatória, realizar-se-á uma hora depois com qualquer número de sócios presentes

Fundão 17 de Janeiro de 2015

O Presidente da Assembleia Geral

Luís da Silva Carvalho

Começar o ano da melhor maneira!

Para começar o ano da melhor forma, o mês de Janeiro assistiu ao retomar da fase final da intervenção de reabilitação da sede e ainda à realização de 3 excelentes caminhadas. Se em relação aos trabalhos na sede não queremos estragar a surpresa que está reservada aos sócios na próxima Assembleia Geral, já em relação às caminhadas aqui ficam os percursos realizados.


Fundão - Alpedrinha (7km)


Cumprindo uma tradição dos Caminheiros, a primeira caminhada do ano ligou o Fundão à vila de Alpedrinha, seguindo o traçado da Via Antiga, a via em calçada que ligava as duas povoações com passagem por Alcongosta. Actualmente só o troço Alcongosta-Alpedrinha sobrevive embora nem sempre em bom estado de conservação ao longo da sua extensão.


Início da descida para Alpedrinha

De um bosque perto, um simpático habitante daquele recanto observou atentamente a passagem dos Caminheiros.

Fotos: Ladislav Borka, sócio nº 316 



Circuito da capela de São Pedro Velho (8,7km)



Não muito longe do Fundão, ergue-se o que resta de uma antiga capela, dedicada a São Pedro. Por ter havido duas dedicadas a este santo no Fundão, designou-se popularmente por capela de São Pedro Velho, em oposição à de S.Pedro Novo, hoje desaparecida, que se situava junto ao Pavilhão Municipal, Francisco J. Tavares.

A capela de S.Pedro Velho é uma construção do séc. XVI que substituiu uma ainda mais antiga que, por sua vez, terá sido construída sobre vestígios romanos. Perdido o seu valor sagrado, a última utilização do edifício foi para uma oficina de motorizadas. Muitos atentados já foram aqui cometidos e hoje a capela ameaça desaparecer. Estará mesmo condenada a isso?

O amanhecer na Cova da Beira

Capela de São Pedro Velho ou o que resta dela.



Fundão - Cavalinho (Ida e volta, 17km)


Este era de grosso modo o percurso planeado para o último Domingo mas, inesperadamente, as condições meteorológicas levaram quase todos os participantes a desistir, excepção feita a 3 que não enjeitaram esta oportunidade única de fazer uma caminhada na neve que, a partir de Alcongosta, cobria a Serra da Gardunha.

Apesar do forte nevoeiro e do frio, este percurso ofereceu cenários fantásticos e no regresso, enquanto na paragem em Alcongosta uns belos licores ajudavam a retemperar o espírito e o corpo dos Caminheiros, o sentimento era unânime: valeu a pena! 

Um jovem pinheiro completamente congelado junto ao posto de vigia do alto do Cavalinho.

Marcando as primeiras pegadas na neve do maciço central da Gardunha.